terça-feira, setembro 20, 2011

Design Thinking + Inovação na Prática é tema de workshop inédito em Balneário Camboriú


Uma nova forma de pensar e de atuar a partir dos princípios do design. O termo Design Thinking, tema do workshop inédito que será promovido pela InnovaService e deLima Design em Balneário Camboriú, propõe uma alternativa de gerar idéias como um processo fundamental dentro das organizações. O workshop Inovação na Prática + Design Thinking, marcado para os dias 30 de setembro e 1° de outubro, no Hotel Parnaso, objetiva utilizar a lógica do design como forma prática na busca da inovação. “Ao invés de adotar uma abordagem teórica, a prática está apoiada no conceito de aprender fazendo, com o objetivo final de habilitar os participantes a replicar a experiência em suas situações específicas”, explica o designer Guto de Lima, da organização do evento.
O conteúdo é direcionado para os profissionais de empresas envolvidos em projetos de inovação. As áreas de marketing, P&D, comercial e design são as principais interessadas nas práticas que serão abordadas. No entanto, podem participar todos os profissionais e estudantes que buscam entender na prática como idéias inovadoras podem ser produzidas através da lógica do design. “É um exercício para as pessoas dispostas a pensar fora do quadrado”, observa Guto.
Para o empresário Evandro Dal Molin, cuja empresa tem a inovação como um dos seus tripés, a adoção de um programa de inovação que incentive práticas de design e de geração de idéias é, atualmente, a melhor solução para as empresas enfrentarem os desafios da competitividade.

Cronograma
São dois dias de trabalho (30/9 e 1/10) com carga horária de 16 horas. No programa, será apresentado o conceito de Design Mindset e, em seguida, os participantes são estimulados a vivenciar a dinâmica do processo de “design thinking” que envolve descobrir o problema; desenvolver uma ideia e prototipá-la; desenvolver e depois preparar a entrega do produto ou serviço elaborado no período.
Maria Augusta Orofino e Maurício Manhaes, também coordenadores do workshop, são mestres em Gestão de Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e têm forte atuação no Brasil e no exterior em abordagens práticas para capacitar organizações em inovação.

O que é desing thinking?
Pode ser traduzido como o pensar de um design. É uma maneira de pensar o processo com foco no ser humano, visando atender as suas necessidades. Diferente da maneira “industrial” de ver um processo centrado em “criar” necessidades. Pode ser ainda descrito como um processo inovador para a solução de problemas.

Símbolo
A Vaca Rosa, símbolo do workshop, e que já ganhou página na rede social Facebook, surgiu através dos exercícios práticos desenvolvidos durante o curso e que estão baseados nas quatro etapas do processo do desing thinking: descobrir, definir, desenvolver e entregar. “O termo Vaca Rosa surgiu durante um workshop, em Florianópolis, e vem sendo difundido como um ícone dos eventos realizados pela InnovaService em parceria com o deLima Design, em Balneário Camboriu e região”, explica Guto.

Currículo dos profissionais coordenadores e facilitadores
Maria Augusta Orofino: mestre em Gestão do Conhecimento pela UFSC. Especialista em Administração Pública e Marketing. Administradora de Empresa. Atua na InnovaService - programa baseado em abordagens práticas para capacitar organizações em inovação. É diretora da Prospect Ideias em Movimento - consultoria em empreendedorismo, inovação, design thinking, desenvolvimento de modelos de negócio e gestão do conhecimento. Consultora organizacional com mais de 20 anos de experiência, tendo atuado em empresas como: Tractebel Energia, Brasil Telecom (Oi), Portobello, Bunge, Itagres, Eletrosul, FIESC, Sebrae SC. Palestrante TEDx Curitiba (Jul/11) sobre Design Thinking. Professora da Clear Educação e Inovação. Autora do blog www.mariaaugusta.com.br e co-autora de www.innovaservice.com.br

Mauricio Manhaes: possui mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC e graduação em Comunicação Social (Mídia Eletrônica). Com mais de 15 anos de experiência em gestão no setor de TIC, atua como consultor em Design de Serviço e gestão do conhecimento. É palestrante sobre inovação em serviços no Brasil, na Suécia, em Portugal e na Alemanha. Participa do Núcleo de Gestão para Sustentabilidade (NGS) do Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Atualmente faz duplo doutorado pelo PPGEGC/UFSC e o Business & Design Lab da Universidade de Gotemburgo (Suécia).

Guto de Lima: designer com mais de 10 anos de experiência na gestão de projetos de identidade de marca e design thinking aplicado ao ambiente corporativo. Atuou junto a grandes marcas como Alpargatas, Bosch, BD e Pernambucanas em projetos de design e endobranding. É sócio do deLima Design e responsável por projetos inovadores e pela aplicação do design thinking ao ambiente e projetos de seus clientes.

BFS Summer 2012 reunirá 13 marcas em três dias de desfile

Frutas, listras e balangandãs prometem invadir a passarela tropicalista do BFS Summer 2012, entre os dias 20 a 22 de outubro, no Maria’s Shows e Eventos. A 13ª edição do evento de moda reunirá 13 das melhores marcas do circuito da moda catarinense em três dias de desfiles. O evento é realizado pela One Spot Promo, com patrocínio do Balneário Camboriú Shopping.
Marcas consagradas como Planet Girls, Beagle, Scala, Santa Lolla e Billabong estão confirmadas no line-up do evento. O Balneário Camboriú Shopping contará com um lounge exclusivo nos três dias de desfiles para receber jornalistas, lojistas e convidados especiais. Esta edição do BFS contará também com novos lounges de parceiros e apoiadores, como o do Grupo Maria’s, do programa Parabólica Mix, do Mundo Pop e das revistas Purai e Vie Magazine.
Para o produtor do BFS Summer 2012, Alexandre Padilha, o evento é uma das principais ferramentas para fortalecer a imagem da cidade, agregando valor ao mercado da moda. “É a oportunidade que as lojas e marcas têm de apresentar sua coleção por completo, em uma estrutura profissional para imprensa, público e formadores de opinião”, diz.
Em 12 edições, o evento se firmou e ganhou respeito de marcas, imprensa e público fashionista de Santa Catarina, tornando-se um dos melhores eventos de moda do estado. “É uma vitrine e tanto para lojistas, marcas e patrocinadores”, diz a gerente de marketing do BC Shopping, Aline Righi.