quinta-feira, agosto 07, 2008

Aconteceu no Primeiro Dia do Floripa Donna DC

Esta 11ª edição do Floripa Donna DC veio com uma inovação que atraiu, e vai continuar atraindo, principalmente os estudantes de moda, o ciclo de palestras. A primeira palestra foi da professora Maria Izabel Costa sobre o tema “Criação e Desenvolvimento Têxtil para Coleção de Moda”. Izabel ressaltou a importância que o mundo está dando para a tecnologia têxtil e a preocupação ecológica, com a criação de tecidos biodegradáveis e inteligentes. Dentro deste assunto, ainda falou que no Brasil três mil empresas já funcionam com o Ecotex, o selo verde de garantia de preocupação com o meio-ambiente. Para a palestrante, o mais importante é saber para quem e o que está sendo criado, ou seja, atingir o desejo do consumidor e realizar as suas expectativas. Finalizando a palestra, Izabel deu dicas aos estudantes de moda para a criação de novas texturas, como por exemplo, aplicar os verbos: “modificar, substituir, adaptar...” para instigar o processo criativo.

Desfiles

O primeiro desfile foi da marca Gang, que mostrou a sua identidade com roupas modernas e uma mistura de estampas para o público jovem. A criatividade ficou por conta dos acessórios, nos cabelos das modelos, tiaras customizadas pela estilista Carolina Putinati, deram um toque especial aos looks.
A Dopping, segunda marca a desfilar, trouxe a presença da atriz Sthefany Brito para a passarela e também mostrou a sua inspiração no retrô dos anos 70, em looks mais soltos e coloridos.
Já a TNG, mostrou um estilo despojado quando Gianne Albertoni entrou na passarela ao som de Como uma Onda, de Lulu Santos. Foi um desfile impecável, que misturou o navy, com listras azuis, vermelhas e brancas; com o urbano, nas pantalonas e utilitários nos tons bege e off white; e muito jeans com tênis ou alpargatas confortáveis.
O desfile da Gata Bakana contou com a presença da atriz Monique Alfradique, e apresentou a coleção “Conexão com o Mundo”. Foi uma mistura de influências étnicas, do hippie dos anos 70 e românticas dos anos 20 e 30, os looks mostraram muita cintura marcada, batas, pantalonas e vestidos longos.
O último desfile da noite foi o da 2nd Floor, e mostrou a coleção inspirada num jovem viajante e aventureiro. Com muita harmonia, a marca misturou referências étnicas com listrados clássicos e a ousadia ficou por conta de peças charmosas e bordadas com miçangas muito coloridas.

Por Luciana Kuchiki Vilar